DICAS p/ te sentires melhor com o teu corpo num dia mau!




Passado alguns tempos, finalmente venho escrever no blog. Depois de algum tempo a recuperar energias achei por conveniente falar de um tema que me tem voltado a surgir nos últimos dias. Todos nós temos dias onde auto-estima está debaixo do esgoto, quase a chegar ao centro da terra e nem conseguimos perceber muito bem quando se foi embora, apenas sabemos que está muito bem escondida. Como tenho tido várias coisas na cabeça tenho tido muito pouco tempo para me dedicar a mim ou pensar em mim nesse sentido o que é bom, pois tenho estado muito ocupada e essencialmente cansada para os meus problemas de auto-estima darem asas. No entanto, esta última semana ou duas semanas tenho me sentido muito em baixo. Não é todos os dias, mas maioria deles. Tenho me sentido naquele lado obscuro onde nos sentimos como a pessoa mais feia e horrível deste mundo. O bom de isto tudo é que tenho sabido lidar com essa situação, e desnecessário será dizer o quanto isso me orgulha. Alguém que me é muito importante diz-me sempre, 'As situações são problemas enquanto tu deixas que assim seja. Com o tempo não há nada que não consigas combater.' E é verdade. Por isso venho deixar aqui no blog algumas das coisas que tenho feito que me ajudam quando a minha cabeça está me a mandar abaixo, maioria destas coisas ajudam-me diariamente e espero seriamente que te possa ajudar também! 

#1__Dança Nua à frente do espelho.




Eu sei que isto pode parecer uma tolice, mas não há melhor remédio que este. A música tem um papel muito importante na minha vida. Não sei quanto a vocês, mas certas músicas podem mudar o meu humor num segundo: tanto para o positivo, como para o negativo. Há certas músicas que literalmente deixam-me feliz, que me dão vida e dão me vontade de dançar e são essas que devem servir de soundtrack quando estamos a ganhar coragem de dançar nuas em frente de um espelho. Quando digo nua, não tem de ser completamente sem roupa, mas sem o suficiente para olharmos para o espelho e deixarmos de ter medo do que vemos. De estarmos tão felizes a dançar que não há inibições. Não está ninguém a olhar, estamos só nós no nosso conforto e há que ganhar coragem de olhar para o nosso corpo, a música só estar lá para ajudar. As pessoas têm muito medo de estarem nuas, muito constrangimento. E muitas pessoas mal conseguem olhar para o corpo delas e é importante que assim o façam. É uma obra prima que vai ser reflectida, por isso ganhem coragem, com o tempo vai deixar de fazer confusão e com o tempo vão olhar com amor.



#2__Achar que todas as pessoas são bonitas.


Isto é um truque muito pessoal que ando a usar à uns anos agora. Talvez dois, se não me engano. Eu ando muito de transportes públicos e todos os dias vejo pessoas diferentes. Ás vezes prendo-me no telemóvel mas outras, observo as pessoas e como agem, especialmente as mulheres. Em todas elas tento encontrar algo belo e cada vez mais, apercebo-me que todas as pessoas do mundo são bonitas, a Humanidade é bela. Já tive muitas discussões sobre este assunto, mas a beleza é um assunto que não é definido como a matemática é. Trata-se de um assunto filosófico. O que é bonito para mim, não será bonito para ti algumas vezes, e sabe-se lá para a pessoa do outro lado do mundo. A beleza é discutível. Não podemos deixar que o que vemos na televisão defina por completo os padrões de beleza, porque aqui podes não ser considerada a mulher mais bela do mundo mas se voares para o outro lado do mundo, aí podes ser considerada uma Deusa. O facto de observar muitas pessoas e prestar atenção a elas, fez-me perceber que toda a gente tem algo que os faz belos e tal e qual como elas, eu também. É um truque que tento muito exercitar e acreditem, quanto mais virem a beleza do mundo, mais perceberam a beleza que existe em vocês.



#3__Treinar a nossa atenção.

Há cerca de uns meses tive a oportunidade de ter uma cadeira na faculdade sobre meditação e o meu trabalho foi baseado em como a meditação pode ajudar os transtornos alimentares. Durante este trabalho tive de argumentar como a meditação pode efectivamente ajudar quem tem estes problemas. Não estou a dizer para meditarem (apesar de isso ser o ideal mesmo) mas pelo menos treinarem a vossa atenção. Os problemas tornam-se cada vez maiores porque nós assim deixamos, porque nos focamos neles e não conseguimos desviar a nossa atenção para mais lado nenhum. Estamos tão presos a este negativismo que quando reparamos, estamos nos a afogar nos nossos insultos e ofensas. Por isso, um truque é focar noutro assunto, seja nos estudos, seja no trabalho, seja a ler... Treinem a vossa atenção para saberem desvia-la dos problemas que vos consumem, não vai ajudar só aqui mas vai também ajudar noutros assuntos. 

#4__Mimem-se!



Eu vejo muitos vídeos em como num dia mau não há nada melhor do que fazer uma boa máscara, por umas roupas bonitas e arranjarem-se. É verdade, funciona! Mas se são como eu, num dia mau querem é vestir um fato de treino, deitarem-se na cama e ver um bom filme. E porque não? Ser preguiçosos de vez em quando pode ser também uma forma de se mimarem. Comerem uma guloseima, beberem uma cerveja, ir ter com os amigos. Seja o que for! Mimem-se com o que verdadeiramente vos faz feliz e não o que é indicado por mim ou as redes sociais. Quando estamos mal connosco próprios temos de nos obrigar a estar bem depois de deixar o sentimento instalar-se sobre o tempo devido. Para mim o melhor num mau dia é estar deitada e ver filmes ou então ir sair e estar com os amigos ou com o namorado. Ajuda sempre! Mas para ti pode ser jogar um bom jogo ou comer uma boa fatia de bolo. Por isso, do que estás à espera? 

Lembra-te que a vida são dois dias, hoje estás aqui mas amanhã podes não estar. Aproveita enquanto podes. E vai fazer o que gostas, relembra-te que és tão perfeito ou perfeita, tal e qual como és e que realmente sabe bem estar aqui porque olha: tiveste a oportunidade de fazer algo que genuinamente te faz feliz.

Tens todo o direito de te sentires em baixo, e tens todo o direito de ter dias maus. Isto também é importante de relembrar. Não te podes afundar na mágoa mas hey... Podes sentir-te em baixo, não deixes que ninguém te diga o contrário! Mas se queres saber como tentares evitar um pouco as dicas estão acima! Lembra-te que és mesmo perfeito/a como és, apenas porque o és. 


Um beijinho e uma boa semana!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como foi e como É a minha ansiedade

Dia Internacional da Saúde Mental

☄ Os sonhos são para os jovens | Adriana