☄ Os sonhos são para os jovens | Adriana

Eu queria começar este blog com um pensamento pessoal que me tem incomodado de vez enquanto. Desde o secundário, penso eu, que tenho ouvido os meus pais, professores e qualquer pessoa acima dos 25 anos a dizer "aproveita esses sonhos que quando cresceres isso vai acabar". Não sei se também já ouviram esta frase mas é muito comum nos adultos. No entanto, isto começou a piorar desde que entrei na faculdade. Enquanto que no secundário era "fofo" ter tantos sonhos, agora os sonhos são levados como uma piada. É como se tivéssemos constantemente alguém a dizer-nos que vai ser impossível concretizar esses sonhos. Dizem que a faculdade é a passagem da juventude para a maturidade adulta mas será que com isso querem dizer que é quando se deixa de sonhar?

Claro que todos nós temos sonhos ambiciosos, sonhos altos e talvez um pouco exagerados. Ser modelo, actriz, escritor, pintor, dançarino profissional, diplomata, ajudar todas as pessoas que amamos e mesmo aquelas que não conhecemos, encontrar a cura para o cancro, etc... E não se atrevam a dizer que nunca tiveram um sonho bastante impossível aos olhos dos outros. Há medida que fomos crescendo, aliás, há medida que fui crescendo fui perdendo sonhos e objectivos. Não sou muito velha, tenho vinte anos, experiência de vida é pouca e não é correcto dizer que já estou a desistir de alguns sonhos mas é a realidade. Há sonhos que já me parecem impossíveis.

"Os sonhos são para os caloiros." - Hércules 


Como a negativista que sou, ainda que em luta para ser optimista, há certos sonhos que já me parecem literalmente impossíveis de alcançar. Mas, será que isto é correcto? Quando somos crianças, maioria da literatura e filmes dizem-nos para nunca desistirmos dos nossos sonhos porque se acreditarmos verdadeiramente iremos chegar lá. Porquê que não podemos manter essa vontade de sonhar e os nossos sonhos? É como se vivêssemos dentro de um paradoxo, quando somos novos ensinam-nos a sonhar, quando crescemos ensinam-nos a desistir. Tudo bem que estamos na vida real e que as coisas não acontecem como nos filmes e não é tudo cor de rosa. Mas se temos sonhos devemos continuar a lutar por eles. Por mais ridículos que sejam. 

Ter um trabalho que não tenha nada a ver com aquilo que queríamos ou vermos a nossa vida a ir por rumos que não era o planeado não devia e nem deve ser o stop dos nossos sonhos. Se ainda sonham com alguma coisa, esperem e quando poderem lutem por isso. Os sonhos não são para os jovens, os sonhos são para toda a gente. Quantas pessoas conseguiram ter o seu trabalho de sonho aos 40 anos? Ou conseguiram encontrar o amor da vida aos 70? Não é por não estarmos a caminhar para o caminho certo que podemos argumentar que não iremos chegar à nossa meta! 

Eu sei, eu sei. Que discurso cor-de-rosa, mas é a verdade. É das verdades mais puras que existe.  Os sonhos são para todos, os sonhos são das poucas vontades que nos fazem querer continuar. Eu detesto que os mais velhos nos façam sentir mal e desencorajados para o futuro. Que nos façam sentir pesados porque o mundo é uma competição e só os melhores vão ter os melhores trabalhos e uma vida boa. Pode ser verdade, porque é um mundo competitivo. Mas isso não quer dizer que nenhum de nós vai conseguir. Não quer dizer que só por não termos uma média 18 que somos inferiores a outros! Portanto se tens um sonho, não desistas e luta por ele! Pode demorar mas tal e qual como pode demorar, pode mesmo acontecer! 


Comentários

  1. Sim, sim, sim! E se falhares uma, duas, três vezes, quantas forem necessárias, levantaste e tentas mais uma vez. Todas as que quiseres. Os sonhos são a coisa mais linda dentro da realidade maioritamente tóxica a que somos expostos, há que tê-los.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Como foi e como É a minha ansiedade

Dia Internacional da Saúde Mental