Criar uma Rotina Matinal | Desafio #SerMaisPositiva

Olá, boas, gutten tag! Hoje foi feriado por aqui e foi um dia completamente parado. Não fiz quase nada e agora sempre que tenho tempo livre faço exactamente isso: nada. Também sinto que tenho pouco tempo para fazer seja o que for e estou sempre cansada. Por isso, no meio disto tudo, decidi desafiar-me a mim mesma para tentar ter uma rotina matinal que me obrigue a ser activa e a estar calma antes do dia de estágio que se vai seguir. Proponho este desafio a toda a gente que esteja a passar por uma fase mais monótona ou que se sinta sempre cansado, ou simplesmente que queira melhorar o seu nível de vida (ainda que isto não seja obrigatoriamente a única saída, apenas quis dar uns pós de perelimpimpim aqui à prosa para vos encorajar a entrar no desafio comigo).

Eu tenho de apanhar o meu autocarro todos os das as 7.15 da manhã e chego a casa quase sempre ás 19. O tempo que tenho é muito limitado para relaxar, para descontrair e para estar comigo, sem pensar em coisas que me deixem stressada. Rapidamente, já tenho de pensar que amanhã começa outra vez e daí fica uma rotina ansiosa, que resulta em não fazer nada a tarde toda, e acordar vinte minutos antes de ter de sair, fazendo tudo à pressa. Eu sinto que se puxar aqui e ali talvez estas rotinas se organizem de forma a que eu tenha mais tempo e consiga descontrair mais e aproveitar mais tempo fora do que é agora o meu estágio. Tem de existir sempre um equilíbrio na nossa vida, não nos podemos centrar apenas numa situação, seja isso faculdade, trabalho, escola, uma relação, uma amizade.. Se nos focarmos apenas nisso e vivermos só dessa especificidade, podemos chegar a um momento de meltdown (rotura) e depois será muito mais difícil sair do vácuo onde nós próprios nos pusemos.  Por isso mesmo, quero mudar esse ciclo para mim e tentar ter mais tempo do pouco que tenho. 

Houve uma altura que eu queria fazer esta rotina mas estava na faculdade e sentia-me muito exausta para o fazer, no entanto, esforcei-me um pouco e durante uns dias fiz e acreditem que realmente me ajudou. Convido-vos a juntarem-se a mim e mais que isso, convido-me a mim mesma a começar este desafio, aqui, para que me sinta mais motivada a fazer. Nunca obrigada, isto é uma das regras que quero ter comigo própria. Deixar de ver as coisas como uma obrigação mas sim como algo que quero fazer, mesmo que nem sempre seja com maior das forças das vontades. Assim que começamos a ver algo como uma obrigação a vontade de a fazer torna-se mínima e o que fazemos, fazemos mal, porque fazemos sem vontade. Decidi mais uma vez, das mil e uma vezes que já decidi ter este tipo de atitude, de ser positiva e de enfrentar os lobos com outros olhos. Com calma e gratidão. E acima de tudo como uma lição todos os dias. Não tem sido fácil mas quero embarcar mais uma vez neste desafio e puxar-me a conseguir, mas não quero fazer sozinha. Se te sentes um pouco (ou muito) desmotivada/o então junta-te a mim e vamos tentar acolher uma energia mais positiva e acima de tudo encarar a vida de peito aberto. 

Durante este processo estou a pensar fazer um acompanhamento através de vlog, ainda que vou ser muito honesta não tenho uma boa câmara (ainda) por isso dependendo dos resultados vou postando, ou não. 



Agora vou passar a dizer qual será o meu plano! Agarra num bloco de notas e começa a programar uma rotina matinal para ti melhor. Ao escreveres vais organizar-te e vai ser mais fácil seguir esta rotina!

1: Acordar e ficar um pouco na ronha.
2: Meditar. 
3: Fazer a cama. 
4: Tomar banho. 
5: Vestir e maquilhagem. 
6: Tomar o pequeno almoço.
7: Escrever num caderno 10 coisas pelas quais estou grata.
8: Beber água.

Se der tempo ir passear o meu cão, se não, ver um pouco de televisão.

Este vai ser o meu plano base, se poder fazer algo diferente vai ter de ser algo bom. Também é bom não cair numa rotina constante, vale sempre a pena mudar uma coisa ou outra, ou mudar a ordem. Eu quero é fazer estas coisas de manhã mas a ordem não tem de ser a mesma. Claro que a primeira tem de ser acordar.  Desta forma vou ter uma hora para estar comigo mesma antes de me rodear de pessoas e vou ter tempo para respirar fundo antes de ir para o estágio. Desta forma não será acordar e ir para o estágio. Terei tempo. 

Vai ser difícil no início, especialmente porque adoro dormir e sinto-me cansada quase sempre. Mas é apenas tentando que as coisas podem mudar como diria o meu tio, só tentando é que podemos saber o que é ou não bom para nós. Se não correr bem já é algo que posso riscar do mapa, pelo menos já tentei ter essa rotina diferente. Vou tentar também dormir mais cedo, não me vai valer de nada acordar cedo se mal consigo dormir cedo. Terá de existir alguma disciplina mas só assim poderei evoluir, e pronto se não correr bem este mês, que se dane! Volto a dormir mais 40 minutos e a fazer tudo à pressa. 



Convido-te a juntares-te a mim, caso sintas que precisas ou apenas porque também queres experimentar. Durante o mês de Novembro vou postar no blog alguns desafios que vou pôr a mim mesma para fazer coisas que me façam bem, que me façam mais saudável, que me façam mais positiva mas acima de tudo, que me façam mais feliz. E pode ser que nesta jornada também aprendas mais sobre ti, como eu espero aprender sobre mim, e também descubras o que te faz mais feliz ! 


Obrigada por passarem no blog e por lerem! Para a semana, quinta feira, postarei aqui no blog como esta semana correu! Tendo em atenção que nos fins de semana não vou acordar assim tão cedo! Só nos dias de semana. Boa Sorte! E partilhem caso também estiverem a experimentar. 

Comentários

  1. Querida Adriana fico contente por ver que apesar de te sentires cansada, tentas dar a volta por cima e o principal, falo por mim, é mesmo arranjarmos um tempo para nós e tentarmos não entrar em stress. Como sabes tive um burnout ou depressão major ou lá como lhe queiram chamar e passei a dar mais importância ao meu eu, a ter tempo para mim para me mimar, para não fazer nada, ler um livro, dormir a sesta, ver um filme ou uma série. Mima-te a ti própria e gosta muito de ti, pois só gostando muito de ti podes gostar muito dos outros. Bjs grandes de saudades.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Como foi e como É a minha ansiedade

Dia Internacional da Saúde Mental

☄ Os sonhos são para os jovens | Adriana