Um date by myself | Desafio #SerMaisPositiva

Boas tardes! Bom Outono! 



Hoje venho contar-vos um pouco do que fiz no passado sábado dia 11 de novembro. Enquanto estava em casa a descansar, ocorreu-me que não me apetecia ficar em casa o dia todo a coçar a micose, por isso decidi tomar um banho e arranjar-me. Para me levar a mim própria a um encontro. Desde que me recordo, não tenho problema algum em estar sozinha. Provavelmente isto vigora porque sou filha única. Sempre me contentei com beber um café sozinha numa esplanada, dar uma caminhada ou mesmo ir dar uma volta, levando-me a mim como companheira e apenas eu. Com o tempo e à medida que fui crescendo, fui ganhando medo a esta realidade de estar sozinha. Sempre que ia algum lado sentia que tinha de ir acompanhada e que alguém tinha de ir comigo. Não queria ir passear sozinha, e muito menos sentar-me no café só eu. 

O tempo que dedicamos a nós próprios é muito importante. Há pessoas que não conseguem passar um segundo sozinhas, e isso pode ser reflectido na quantidade de vezes que vão às redes sociais, que se tornaram as suas melhores amigas. Não que seja errado, não é de todo isso que estou a dizer. Apenas é triste já não saber viver sem isso, sem saber viver connosco próprios. Eu também sou culpada disso. Nós viemos a este mundo sozinhos e por mais triste que possa soar, nós vamos para o outro mundo sozinhos também. Temos de saber estar connosco próprios, temos de saber respirar fundo e não deixar que a nossa existência nos incomode. Eu não digo que seja obrigatório, cada um deve ser e seguir aquilo pelo o qual se sente bem. Todavia, o maior caminho para a felicidade é saber estar só sem sentir solidão. Saber apreciar o silêncio que o mundo tem para nos dar. Saber ouvir os nossos pensamentos e dedicarmos tempo a entende-los e aceita-los. É tudo tão importante para estarmos bem. Mais que saber estar só, é também preciso aprender a mimar-mo-nos sem necessitar que alguém o faça por nós. É saber dar a nós próprios mimos, como comer algo doce e depois comprar algo que gostamos. Nem tem de se gastar dinheiro, apenas passar um sábado à noite a ver um filme favorito ou a comer um prato que adoremos. Sem ligar o telemóvel, sem ir ás redes sociais. Aprender a ser sem ter medo de o fazer.

Como disse previamente, este sábado fui ao cinema sozinha. Comprei um bilhete para o filme "Vive" e para além de me estar a mimar por ver um filme num ecrã grande e comer uma grande caixa de pipocas. Escolhi um filme que sabia que me ia aquecer o coração. Este filme retratava  a vida de um paraplégico que aprendeu a amar a vida que tinha e que aceitou as condições em que estava, e ao invés de constantemente se mandar abaixo, levantou a cabeça e viveu o máximo que podia sem que ninguém pudesse dizer que ele não podia. Saí do cinema de coração cheio de emoção e com a cabeça a marinar de pensamentos. Para finalizar fui à minha loja favorita, e ofereci-me um livro porque eu sei que é o que mais gosto, livros. Por mais que tenha sido pequeno, aquele momento onde apenas estive eu, soube-me muito bem. Soube-me pela semana toda de cansaço. Por momentos fui só eu, o meu filme e as minhas guloseimas. E é como disse, não tem de ser a gastar dinheiro. À uns tempos, num domingo de manhã fui dar uma caminhada sozinha, com a minha música. Durante uma hora, eu não tinha obrigações. Não tinha a cabeça ocupada com pensamentos. Durante uma hora, eu era eu. E isso bastava para ser feliz.

Uma das coisas que na minha opinião é Importante para ser saudável: é aprender a estar só. Daí o meu conselho a fazerem o mesmo que eu, a experimentarem estar sós com o mundo e com vocês mesmos e a partilhar a experiência.

Durante este dia gravei um pequeno excerto, partilho aqui! Nada de mais. Curto.


Obrigada por visitarem, boa semana. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como foi e como É a minha ansiedade

Dia Internacional da Saúde Mental

☄ Os sonhos são para os jovens | Adriana