Dor // Deambulando


A vida real do ser humano consiste em ser feliz, principalmente por estar sempre na esperança de sê-lo muito em breve. - Edgar Allan Poe


Nesta última semana tive o azar de passar por uma experiência que me causou muito sofrimento. Uma experiência que já tinha passado uma vez, com um amigo, mas que nunca tinha passado com um amigo que fazia parte da minha vida. Não só fazia parte da minha vida como maioria dos seus 11 anos fora a minha vida. 

Já me tinham dito que a dor que se sente ao fazer luto é uma dor complicada, também li em muitos sites que depende da forma como olhamos para o que aconteceu, se aceitamos ou não, se perdoamos ou não, etc... Mas algo que coincide em todas as formas é a saudade e a saudade, forte da forma que é, consegue que a dor nos ocupe o corpo todo. Não quero todavia que isto seja um post deprimente, nem depressivo. Chamem-me optimista, mas eu quero acreditar que foi pelo o melhor e por isso mesmo sinto em mim uma paz eminente e ao mesmo tempo acredito que no meio de um céu estrelado, brilha agora a estrela mais bonita que alguma vez vi. 

O que quero falar aqui é sobre a dor. Dor que sentimos no coração. Essa maldita que nos deixa desorientados, sem fome ou fome excessiva. Dor que nos faz nem querer sair da cama. Quero falar dela porque quero dizer que todos nós seremos capazes de sair dela. Eu perdi o meu melhor amigo, sinto saudade, dor.. Mas sei que irá melhorar e agarro-me a isso com todas as forças possíveis. Penso todos os dias "um dia deixará de doer tanto" e só essa pequena chama de esperança atenua os meus nervos e a minha ansiedade. Dói agora, dói muito... Todavia irá parar de doer. Um dia tudo o que restará será uma caixa de memórias felizes e um sentimento de nostalgia que ainda que possa trazer uma lágrima ao canto do olho, será uma lágrima de alegria por todos os momentos que passei e vivi a lado dele. Um dia apenas olharei para trás e verei estes dias melancólicos como mais um desafio que me tornou mais forte e rija para a vida que está perante os meus olhos. Sei que irei perceber que tudo acontece por uma razão e que o que fiz foi por amor e um amor que é incondicional. 

Tal como eu, tu irás ultrapassar todos os males que te façam rasteiras nesta grande caminhada que é a nossa vida. A dor que possas sentir hoje, ou que já sentiste outrora, são dores que irão servir-te de algo. Tu continuarás a viver e quiçá, um dia sorrias de novo. Aliás, eu sei que o irás fazer pois como tu também eu o irei fazer genuinamente de novo. Somos seres de hábitos, se nos habituamos à dor ela fica e ficará por muito tempo. Se, por ventura, fizermos o contrário, nos agarrarmos à esperança de um dia melhor. De um dia onde tudo melhore, aí, a dor não é permitida a ficar. Talvez nesse dia, depois de tudo melhorar, tudo caía de novo. Mas vais ter uma força que outrora não tinhas porque aprendeste a crescer com a dor. Irás enfrentar de outra maneira, e se ainda tiveres cansado/a não faz mal, ergue-te devagar. 

Eu conheço muitos adultos que deixaram de acreditar, que aceitaram que a vida é cruel e nunca mais foram pessoas com esperança. Conheço também adultos que pensam sempre positivo no meio da tempestade, e para eles, acontece sempre algo que ajudará a mudar a maré. Por isso, por favor, por ti, acredita num dia melhor; numa manhã onde o peito já não pese e numa noite onde adormecer não demore, porque vai acontecer. Irás voltar a erguer-te. 

O ser humano é forte, tu és forte e eu acredito piamente que se tiveres a passar por algo mau ou complicado que irás sentir-te bem de novo. Eu sei que irei ficar bem de novo, que irei ficar erguer-me e que ficarei bem com a vida de novo. Agora permito-me sentir mas ao mesmo tempo que o faço, espero por um dia melhor. 

Esta é para ti.
Todos temos saudades tuas.
Farás sempre falta. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como foi e como É a minha ansiedade

Dia Internacional da Saúde Mental

☄ Os sonhos são para os jovens | Adriana